beneficios do adoçante

Os edulcorantes são substâncias utilizadas na substituição da sacarose (açúcar) com maior poder de adoçar, com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas dietéticas. São utilizados por indivíduos com diabetes, obesidade ou pelos que querem controlar o peso.

A procura por produtos que substituíssem o açúcar foi motivada principalmente pelo aumento de doenças como diabetes e obesidade. Atualmente, os substitutos da sacarose estão sendo direcionados não apenas para o controle de doenças e obesidade, mas também para bloquear o desenvolvimento das cáries dentárias.

maleficios do adoçante

Existem edulcorantes naturais e artificiais denominados de nutritivos e não nutritivos:

- Nutritivos (que contém calorias): destacam-se a sacarose, o aspartame, a frutose, a glicose e os derivados de monossacarídeos (sorbitol, manitol, xilitol, eritritol) e os derivados de dissacarídeos (isomatitol, lactitol, matitol, tagatose, trelose).

-Não nutritivos (que não contém calorias): correspondem à sacarina, ao acessulfame-k, à sucralose, ao neotame, ao alitame, à neoesferidina, à taumatina, ao ciclamato e o esteviosídio.

Os edulcorantes artificiais que se destacam no mercado consumidor são o aspartame, a sacarina sódica, o ciclamato de sódio, o acessulfame-k e a sucralose. Os edulcorantes naturais destacam-se a frutose, o manitol, o sorbitol, o xilitol e o esteviosídio.

Adoçantes não garantem redução de calorias
A substituição do açúcar por edulcorantes não necessariamente garante redução de calorias, pois alguns produtos aumentam a quantidade de gordura na formulação, um exemplo são os chocolates dietéticos. Portanto, é imprescindível a leitura dos rótulos dos produtos. Trocar bebidas adoçadas com sacarose por edulcorantes reduz o valor calórico do alimento e menor estímulo à insulina, sendo indicado para o controle de peso e diabéticos. Adoçantes não engordam, pelo alto poder de adoçar são usados em pequenas quantidades, muitos não possuem valor calórico e os que possuem contribuem com baixo valor calórico.

Mitos e verdades sobre os adoçantes
Embora haja mitos e realidades sobre o uso de adoçantes e produtos à base de edulcorantes principalmente os artificiais, a contribuição é mais benéfica do que maléfica, pois os mesmos trazem possibilidades na melhoria da qualidade de vida das pessoas que necessitam usá-los. Porém, é preciso usar o bom senso e ser equilibrado na hora de utilizá-los, evitando megadoses e possíveis efeitos colaterais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *